sábado, 8 de setembro de 2007

Gênio da Ciência!!!



Eu admiro muito as pessoas que criam, inventam, estudam muito, descobrem, reinventam, etc. Mas revolucionar a Ciência apesar de uma doença grave, é muito mais... muito mais... muito mais....

Então, esse homem é MARAVILHOSO!, e acho que todos nós estudiosos das ciências o admiramos, ele é Stephen Hawking, produziu uma obra teórica de primeira grandeza, revolucionou nossas concepções sobre os buracos negros e a origem do Universo e transformou-se no pop star da Ciência. Hawking deu ao menos 4 contribuições bastante relevantes para a Ciência Contemporânea:

  • A atribuição do conceito de singularidade à condição inicial do Universo;
  • A sugestão da existência de miniburacos negros primordiais;
  • a descoberta de que os buracos negros emitem radiação;
  • a proposição de que esta devolve ao meio a informação aprisionada pelo objeto.

Com inteligência e extraordinária determinação, ele superou os obstáculos da doença e conquistou seu lugar entre os maiores cientistas contemporâneos. Nasceu em 1942 ( 300 anos após a morte de Galileu), em 1959 ingressou no curso de Física do University College em Oxford, em 1962 recebeu o grau de honra em Ciência Natural, mas descobre que possui esclerose lateral amiotrófica. Em 1965 casa-se com Jane Wilde, tem 3 filhos e o casamento vai até 1990, em 1966 defende sua tese em cosmologia no Trinity Hall, da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Depois de receber o seu Ph.D, torna-se professorial fellow no Gonvuille and Caius College, da Universidade de Cambridge onde é membro até hoje (2007).

Em 1970 utiliza a teoria da relatividade geral de Einstein, para demonstrar que a condição primordial do Universo, no momenmto do Big Bang, seria a de uma singularidade, análoga à encontrada no interior dos buracos negros. Esses objetos se tornariam o foco principal de sua pesquisa. Em 1974 combina mecânica quântica e teoria da relatividade geral para descrever o efeito posteriormente chamado de Radiação de Hawking. Segundo ele, os buracos negros não seriam completamente negros, emitiriam radiação e, ao final, evaporariam.

1977 torna-se professor de Física gravitacional; 1979 assume a cátedra de professor Lucasiano de Matemática ( ocupada anteriormente por físicos como Issac Newton e Paul Dirac).

1980- cada vez mais afetado pela doença começa a receber cuidados de enfermagem

1985 Enfrenta uma grave pneumonia, cujo tratamento exige uam realização de uma traqueostomia que priva-o definitivamente da voz e fica numa cadeira de rodas. Para se comunicar usa um sintetizador de voz, que lhe dá um sotaque americano. Em 1988 lança seu primeiro livro de divulgação científica ( uma breve história do tempo); Em 1993 publica Buracos Negros, universos bebês e outros ensaios;

1999 Coberto de prêmios e honrarias, novamente casado, agora com Elaine Mason, sua enfermeira, recebe o título "Companheiro de Honra", concedido pela rainha Elizabeth, já é um extraordinário fenômeno da mídia; em 2001 publica - O Universo em uma casca de noz.

2004- oferece uma solução para os buracos negros: Flutuações quânticas no horizonte de eventos de um buraco negro permitiriam que a informação gradualmente escapasse dele, em vez de ser engolida para sempre.

E.... Como vêem tenho razões de sobra para admirar essa obra, que é um homem.

( Bibliografia de Scientific American Brasil)

Nenhum comentário: