sábado, 11 de agosto de 2007

Charles Robert Darwin :Seleção Natural e Evolução



Nasceu em 12 de feveiro de 1809 na Inglaterra, e trazia consigo a marca de uma linhagem de homens inteligentes, sensíveis e empreendedores, pois o avô era autodidata e criou uma das principais fábricas de porcelana na Grã-Bretanha, fornecedora da Casa Real; o avô paterno era médico, cientista e inventor. Em 1825 seu pai o enviou para estudar medicina em Edimburgo, durante o 2° ano ele orientou seus estudos para história natural ( hoje biologia). Abandonou medicina e por volta de 1830 frequentou a Universidade de Cambridge e estudou matemática, filosofia moral e literatura clássica. Nesse período ampliou sua coleção de insetos. Em 1831 um navio equipado para pesquisa científica iria cartografar as costas da América do Sul e Darwin foi convidado a auxiliar, mas logo ficaria no lugar do naturalista oficial que se aposentou.
O navio era o Beagle, e a cada escala, Darwin desembarcava, explorava a região, escalava montanhas, colhia espécies de pássaros, peixes, mamíferos, selvagens e domesticados. Ao regressar (cinco anos depois), trouxe na bagagem uma novidade revolucionária: Todos os seres vivos descendem de formas ancestrais de vida. Ele foi o precursor da ciência moderna e por isso o chamamos de "o pai da biologia". Segundo sua teoria científica e do ponto de vista biológico, a humanidade não está no centro da evolução, faz parte dela como qualquer outra espécie. Isso substituiu um mundo estático por um outro em evolução, houve rejeição do criacionismo e abandono do antropocentrismo. O naturalista lançou a idéia de que as populações se diferenciam aos poucos de geração em geração, sofrendo alterações genéticas: animais e plantas mais adaptados ao ambiente sobrevivem e se reproduzem, passando seus genes aos descendentes. E, para Darwin, as mutações ocorrem ao acaso.
Em 1859 publica A origem das Espécies por meio da Seleção natural;
Em 1871 publica A descendência do homem e a seleção sexual;
Em 1872 publica A expressão das emoções no homem e nos animais
Em 1882- morre em 19 de abril
Suas idéias são incontestáveis, embora passados 150 anos.
Pela 1ª vez foi montada uma mostra com mais de 400 itens no Museu Americano de História Natural em Nova York em 2005 e, agora tem uma exposição em São Paulo com o título "Darwin-descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo".

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Parabéns pelo nosso dia, querida amiga!
Beijos! Saudade!