sábado, 3 de março de 2012

Menstruação e desconforto




Relacionado a incômodo e desconforto físico pela maioria das mulheres, o período menstrual tem implicações emocionais, sociais, psicológicas e sexuais que nem sempre são levados em conta. A Menarca é o início do ciclo, e muitas vezes causa constrangimento e vergonha apesar de ser um acontecimento fisiológico que afeta todo mês metade da população mundial. A pesquisadora Anne Burrows em um artigo no Journal of reproductive and Infant Psychology ao elaborar questionários sobre o assunto teve a recusa de pais e professores em escolas adolescentes. Eles vetaram a participação das jovens. "Apesar dos avanços nas mais diversas áreas, há coisas das quais ainda é difícil falar", reconhece Anne. Mas, à revelia dessa atitude as meninas constroem a própria vida social e seus relacionamentos em função do calendário do ciclo, evitando viagens, festas, encontros, competições esportivas nos períodos de "risco". Risco de vergonha, de constrangimento, considerado por isso um período de estorvo, isso, associado a TPM, com dores abdominais, mau-humor, irritabilidade, etc.

Sabe-se hoje que até o volume do hipocampo no cérebro muda durante o ciclo.

Gláucia Leal diz: "Simbolicamente, a menstruação está ligada à ideia de iniciação, à lua nova; é um tempo de não fertilidade, de reciclagem, no qual o corpo e psiquismo precisam de uma pausa".

Bem, então aproveite e se for possível, dê um tempo consigo mesma. Fique quietinha um pouquinho e aproveite pra relaxar.

Nenhum comentário: