quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Novos Estudos!




No New York Times: "O gelo, afinal ("ice", em inglês), é o "I" da sigla RICE (que quer dizer "rest, ice, compression, elevation", isto é, "repouso, gelo, compressão, elevação"), que continua a ser o protocolo-padrão para lidar com lesões relacionadas a práticas esportivas. O gelo também é bastante utilizado para tratar músculos que estão doloridos, mas não estão exatamente machucados.
No artigo, pesquisadores da Universidade de Ulster e da Universidade de Limerick, ambas irlandesas, examinam cerca de três dezenas de pesquisas anteriores sobre os efeitos do uso de gelo para combater dores musculares. Nem todos os resultados da análise são reconfortantes.
Na maioria das pesquisas, o gelo se mostrou bastante eficaz na diminuição da dor. Mas os pesquisadores descobriram que ele também reduziu significativamente a força e potência muscular por até 15 minutos após sua aplicação ter terminado.
O gelo também tende a diminuir a coordenação motora fina. Algumas das pesquisas analisadas constataram que as pessoas, depois de aplicações de gelo, experimentaram diminuição da propriocepção no membro contundido, isto é, da percepção do posicionamento de uma parte do corpo, como um braço ou perna. Muitas vezes, o resultado disso foi um desempenho atlético pior, pelo menos a curto prazo. Os voluntários não foram capazes de saltar tão alto ou correr tão rápido, nem de arremessar ou atingir uma bola tão bem quanto de costume após 20 minutos de aplicação do gelo.

Nenhum comentário: