quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Abaixo o desânimo! Lição da águia



Águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para alcançar essa idade, ela tem de tomar uma séria decisão por volta dos 40 anos. É uma fase em que está com as unhas compridas e flexíveis e já não consegue caçar, em que o bico alongado e pontiagudo está curvo, em que suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas por causa da grossura das penas, e em que voar está se tornando tarefa difícil. Então, a águia tem apenas duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que durarão 150 dias.


Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se a um ninho próximo a um paredão rochoso, onde ela não necessite voar. Tendo encontrado esse lugar, a águia começa a bater com o bico até arrancá-lo. Após isso, espera nascer um novo bico com o qual vai depois arrancar as unhas. E, quando as unhas novas começam a nascer, ela se põe a arrancar as velhas penas. Somente depois de cinco meses, sai para seu famoso vôo da vitória. E poderá então, viver mais 30 anos.


Em nossa vida, muitas vezes temos de resguardar-nos por algum tempo e começar um processo semelhante. Para o nosso vôo da vitória devemos nos desprender-nos de lembranças, costumes e tradições que nos causam dor. Apenas quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o valioso resultado que a auto-renovação sempre traz.

Nenhum comentário: