quarta-feira, 25 de julho de 2007

Da Biologia à Bioética



Embora Aristóteles na Grécia antiga, discípulo de Platão ( séculos antes de Cristo) já estudasse as plantas e os animais, cometendo erros compreensíveis, somente em 1801 é que apareceu a palavra Biologia ao mesmo tempo na França utilizada por Lamarck, e na Alemanha, por Treviranus, sem que um não soubesse a existência de outro, a Ciência dos seres vivos, ou "Living things", muito encontrada nos livros norte-americanos. A partir daí, graças ao trabalho incansável de incontáveis pesquisadores como Mendel, na Genética; Pasteur, na Bacteriologia-(e aqui está o porque da minha especialidade - microbiologia) que revolucionou os procedimentos médicos na higiene; Darwin, ( chamo de pai Darwin) com as provas da evolução das espécies; Watson e Crick, que explicaram a molécula de ácidos nucleicos: e, atualmente a Biologia espacial, que permite ao homem investigar o Universo com naves apropriadas, junto vem a Exobiologia, que estuda a possibilidade de vida em outros planetas: além da Engenharia Genética, que investigao o câncer, à fibrose cística, à distrofia muscular, entre outros males. A contribuição também vem de brasileiros pesquisadores...para o projeto Genoma, que é um exemplo concreto do que estou dizendo aqui sobre os avanços da Biologia. E, mais: Graças a Einstein, a Fermi, a Bohr, a Rutherford, ao casal Curie, o homem conheceu a possibilidade de utilizar a energia nuclear.

O conhecimento do átomo permite o combate ao câncer com o cobalto, com o iodo, com o césio em seus isótopos radioativos. Veio a possibilidade de geração de enrgia elétrica a partir do urânio. Facilitou o entendimento da fotossíntese com o oxigênio radioativo mostrando que o oxigênio que respiramos no ar atmosférico proveio da água, sobretudo do mar, graças ao processo fotossintético das algas marinhas. Fornece dados para a idade de um fóssil com o carbono-14.

Bem, todo o conhecimento adquirido nas ciências com o concurso da tecnologia deve ser aplicado para o bem de todos, melhorando-lhes a qualidade de vida. Não pode ficar o conhecimento na mão de alguns e nem de uma nação para explorar ou dominar outro povo. ( Grupo dos 8 ? ) Eis que em tempos de Globalização, a responsabilidade ética se impõe porque a sociedade tem mais é que exigir transparência e respeito em todas as atividades humanas, políticas, esportivas, familiares, econômicas... Ser ético é cada qual assumir seu papel de cidadão tudo fazendo, dentro de suas reais possibilidades, para que haja entre todos os países um convívio mais harmônico.

Aí surge a Bioética- vocábulo criado pelo cancerologista norte-americano Van Rensselear Potter- quando lançou a obra Bioética-ponte para o futuro.(1971). - Que cuida do emprego dos conhecimentos biológicos no contexto da vida humana bem como suas inevitáveis implicações ético-morais.

( Adaptei esse texto de Celso Martins, autor de "A Alma dos animais". Afinal, não esqueço a frase do mestre Luciano em Didática do ensino superior, que dizia: "Vi o que vi sobre ombros de gigantes)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Prof.: Jane!!!
Seu blog é muito maneiro... gostaria que vc postasse sobre o pai da biologia.
Uma ótima semana!!!
Beijos
Lucas (803 Roquete Pinto)