domingo, 17 de junho de 2007

Novos desafios...

Buscar explicações para o mundo, seus fenômenos naturais e buscar meios de melhor se adaptar a vida na Terra, é o grande desafio do ser humano.O domínio do fogo, a invenção da roda, as descobertas espaciais, a manipulação genética, tudo é resultado das indagações do homem diante de sua realidade. O modelo desenvolvimentista na 2ª metade do séc. XX caracterizou-se pelo incentivo à industrialização acelerada, ignorando-se os custos sociais e ambientais desse desenvolvimento. O homem redefiniu seu espaço mas acabou deparando-se com uma crise ambiental que coloca em risco a vida de todos os seres do planeta.
É preciso favorecer uma postura reflexiva e investigativa, propiciando dessa forma a autonomia do pensamento e ação. Colegas professores de Ciências e Biologia, queridos alunos, temos de exercer nosso papel de cidadão do mundo, capaz de utilizar diferentes recursos tecnológicos, discutir as implicações éticas e ambientais da produção e utilização dessa tecnologia, e relacionar os avanços tecnológicos à modificação da vida de comunidades humanas, bem como de toda a cadeia alimentar no planeta Terra. Vamos considerar o mundo do ponto de vista das relações e não a partir de entidades isoladas. Essas novas formas de significar, como assegura Leonardo Boff, "novos modos de ser, de sentir, de pensar, de valorizar, de agir, de rezar. Que trazem consigo necessariamente: novos valores, novos sonhos e novos comportamentos".

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Muito bom isso!
Eu quero o autor.
Vou postar isso no meu blog e citar onde eu encontrei, mas preciso saber o autor. Ao que me parece o texto não é todo do Leonardo Boff!
Beijo!
Seu blog está cada vez melhor!
Parabéns e obrigado pelo seu carinho!